domingo, 30 de setembro de 2012

Manipulação de informações estatísticas (parte II)

Continuando a discussão sobre como se pode manipular informações estatísticas para "modificar" o entendimento de determinados assuntos:


  1. "Um resultado perinatal adverso é um risco importante para mulheres que desejam enfrentar a primeira experiência de parto em casa. O British Medical Journal, em 2011, divulgou que para mulheres nulíparas [que nunca pariram] há evidências de que o nascimento planejado em casa está associado a um maior risco." O estudo acompanhou 64.538 gestantes cadastradas no Sistema de Saúde Inglês, excluindo aquelas com cesariana agendada ou que aconteceu antes do trabalho de parto (conhecido fator de complicações neonatais) e aqueles partos domiciliares não planejados. Como os outros estudos, este demonstrou (e colocou isso na discussão) que o parto domiciliar com equipe treinada e de gestantes de baixo risco não apresenta maiores riscos à saúde tanto da mãe quanto do filho, sendo considerada, sim, uma política pública adequada. Foi utilizado no estudo um desfecho diferente, que eles chamaram de "desfecho primário - DP" que incluía um agregado de mortalidade perinatal e de morbidades neonatal ao mesmo tempo, pois cada evento em separado é raro, dando um baixo poder de detecção de diferenças pelo estudo. Realmente constataram que nulíparas com parto domiciliar apresentaram maior incidência do DP comparadas ao parto obstétrico.  Ao mesmo tempo, avaliaram que essa composição de efeitos (desfechos) pode ter levado a uma maior valorização de alguns resultados.
  2. "Hospitais são os cenários mais seguros para o nascimento. O American College of Obstetricians and Gynecologists se manifestou sobre o tema, em 2011, afirmando preferência por este ambiente. A disponibilidade de um profissional habilitado e certificado dentro de um sistema integrado de saúde; a possibilidade de pronto acesso à consulta e garantia de transporte seguro e oportuno para hospitais próximos são cuidados fundamentais, segundo a entidade norte-americana, para a obtenção de resultados favoráveis." Sem maiores comentários. Quem dá a orientação é quem depende financeiramente dela. Conflito de interesses.
  3. "Meio milhão de mulheres morrem no mundo, por ano, em consequência da gravidez, parto ou puerpério (período que se segue ao parto, em geral de 42 dias). Este número significa aproximadamente uma morte a cada minuto." Comecemos: Quarenta e oito por cento das primíparas deram à luz em uma cesariana, o que é muito mais elevado que o limite máximo de 15%25 recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e superior às cifras registradas em qualquer outro país (Lancet maio 2011). Essa informação vale para o item 2 anterior e para tb explicar um pouco do total de mortes maternas no país. Como se sabe, cesarianas estão associadas com aumento de morbi-mortalidade materna. Estudos mostram que as principais causas de mortes maternas foram doenças hipertensivas (23% das mortes maternas), sépsis (10%), hemorragia (8%), complicações de aborto (8%), alterações placentárias (5%), outras complicações do trabalho de parto (4%), embolia (4%), contrações uterinas anormais (4%) e alterações relacionadas ao HIV/AIDS (4%). Gestantes com tais características não seriam enquadradas como candidatas ao parto domiciliar. 
  4. "55 casos para cada grupo de 100 mil é a razão de morte materna no Brasil. Este é mais que o dobro do indicador recomendado pela Organização Mundial da Saúde  (OMS), de 20/100.000." Mesmo comentário anterior.
Em resumo, há diferenças entre o que é exposto e o que é realidade. A distorção dos resultados pode ser extremamente danoso para a saúde da população.

Um comentário:

  1. Boa explanação. não tinha opinião formada e agora vejo as reais intenções por trás das recomendações. obg abraço!

    ResponderExcluir