- Massa: Imprescindível para o prato. Já se tentou com peixe, mas daí o nome muda, ficando peixe al pesto. A quantidade é (para 4 pessoas) 500g.
- Manjericão: 4 macinhos colhidos às 5h e 47min de uma manhã de orvalho, para realçar o aroma e o gosto. Na impossibilidade de se colher neste horário, pode ser comprado no super ou na feirinha mesmo.
- Pinole: Extraídos do pinheiro-manso (Pinus pinea), uma árvore difícil de ser cultivada, nativa da região do Mediterrâneo, por mãos de virgens Sírias canhotas. Custo de cada Kg: R$150 a 290. Na impossibilidade de só haver Virgens destras, optam-se por 50g de nozes. Dar uma torradinha nele (de leve) antes.
- Sal: Dispensa explicações. Para esse, não tem frescuras.
- Azeite de oliva extra-virgem: Preferencialmente oriundo de olivas colhidas pelas primas também canhotas das virgens Sírias, mas que foram morar no Alentejo, em Portugal. Caso elas estejam em greve, porque em Portugal a coisa tá feia, pode-se usar 150ml de azeite de oliva Coccinero ou Gallo.
- Queijo perocino (de ovelha): Feito, no máximo, 7 dias antes de ser consumido, produzidos em Bento Gonçalves, das tetas também esquerdas das ovelhas Sofolk. Não encontrando, dá pra usar 60g de queijo parmesão ralado.
- 4 dentes de alho: Retirar cada dente não consecutivos do alho todo. Isso porque os dentes em sequencia podem ser irmãos e não queremos dizimar uma família, assim, por pura gula.
Modo de preparo:
Acender um incenso de cheiro verde 20 minutos antes na cozinha. Limpar as folhas do manjericão com água corrente, sem esfregar muito, para não retirar o aroma. Colocá-las numa centrífuga ou liquidificador, junto com o pinole (ou assemelhados), o azeite, o alho e o queijo. Acrescentar 2 colheres de sopa da água da massa (que se espera já estar cozinhando da maneira tradicional) na mistura, a fim de não deixar o molho tão espesso. Por fim, é só despejar sobre a massa e aproveitar.
Acho que é isso...
Se gostar é só passar adiante, mas não esquecendo de enviar com "Cópia Oculta...
Acho que é isso...
Se gostar é só passar adiante, mas não esquecendo de enviar com "Cópia Oculta...
Chef Luciano Duro
Perfeito! Hoje em dia não eh fácil achar virgens nem na Síria. Quando se encontra, elas ainda não tem idade para trabalhar.
ResponderExcluir